“Brasil precisa investir mais em inovação”, diz pesquisador do MIT

Para Ezequiel Zylberberg, falta de investimento de base é catastrófico para país

Não há inovação sem investimento de base. Essa é a opinião de Ezequiel Zylberberg, pesquisador do MIT e coautor do estudo Innovation in Brazil: Advancing Development in the 21st Century (Inovação no Brasil: Avançando o desenvolvimento no século 21, em tradução livre). Ao se apresentar durante a conferência The Future of Work, realizado pelo MIT Sloan para a América Latina, em São Paulo, o pesquisador disse que os cortes promovidos pelo governo federal em bolsas para pesquisadores podem ser catastróficos para o país.

Na sua visão, é por meio de pesquisa e desenvolvimento que o Brasil retomará o crescimento acelerado. Sem investimento de base, tornar-se um líder em inovação se transforma em uma missão difícil para o país, entende o pesquisador. “O poder público precisa garantir que o Brasil não fique para trás na corrida pela inovação. Há uma quantidade tremenda de boas pesquisas no país. Isso não pode ser jogado fora. Levará anos para reconstruir tais projetos”, diz.

Apesar da crítica direta às notícias de cortes, Zylberberg ressaltou o trabalho de empresas como a Embraer, fabricante de aeronaves reconhecida mundo afora. “Infelizmente, esse tipo de companhia ainda é exceção, e não regra”, afirma. Para ser regra, o pesquisador apontaria um caminho singular: priorização.

Sobre isso, Zylberberg cita o exemplo de Cingapura, país que se tornou referência na produção de discos rígidos para computadores. Um caminho, sugere o pesquisador, seria investir em um mercado e qualificar a mão de obra no assunto. “O Brasil não pode ser considerado líder em nenhum componente, por conta da sua falta de habilidade em se especializar em um mercado”, afirma.

fonte: epoca negocios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s