BNDES Garagem – Apoio ao Desenvolvimento de Startups

BNDES Garagem é uma iniciativa de apoio às startups que possui duas vertentes: o Programa BNDES Garagem de Desenvolvimento de Startups e a estruturação de Centro de Inovação e Empreendedorismo no Rio de Janeiro.

Com essa iniciativa, o BNDES vai além do apoio financeiro e usa sua capacidade de articulação e conexão com clientes, investidas e investidores para auxiliar as startups. Com auxílio de parceiros, o BNDES Garagem visa ajudar as startups a se conectarem com potenciais clientes e investidores, fornecer os serviços necessários para seu crescimento e fomentar a criação de novos negócios inovadores.

O Programa BNDES Garagem possui dois módulos: um de criação de startups, que será composto por grupos de empreendedores que estão em estágio mais inicial e buscarão validar suas ideias e desenvolver o MVP (Minimum Viable Product); e outro módulo de aceleração de startups, que será integrado por empresas já estabelecidas, com produto já lançado no mercado e que buscarão acelerar seu crescimento. Terão prioridade aquelas startups que apresentem soluções nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Soluções Financeiras, Economia Criativa, Meio Ambiente e que usem a tecnologia Blockchain e de Internet das Coisas (aplicada a Cidades Inteligentes, Rural e Indústria).

Com o intuito de dar o primeiro passo para essa nova forma de atuação, o  BNDES lançou edital de chamada pública para contratar a aceleradora que executará o programa BNDES Garagem de Desenvolvimento de Startups. Em seu primeiro ciclo o programa será executado em espaço de coworking já existente e que será trazido pela aceleradora em sua proposta. A chamada para startups será realizada em conjunto com aceleradora em novembro de 2018.

Chamada Pública para seleção de aceleradora

Como dito anteriormente, o Programa será realizado em conjunto com uma aceleradora de startups, que será escolhida por meio de Chamada Pública. A aceleradora terá o papel de apoiar a criação e o crescimento de startups, por tempo determinado, através da aproximação com investidores e potenciais clientes, de metodologia de validação de ideias, de acompanhamento, capacitação e aconselhamento nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos.

Cronograma

EVENTO DATA
Abertura das inscrições 06.07.2018
Encerramento das inscrições 07.08.2018 às 18h
Divulgação das propostas selecionadas para Segunda Fase 14.08.2018
Apresentação das Propostas à Banca de Avaliação 23 e 24.08.2018
Divulgação dos três primeiros classificados 03.09.2018

Resultado da primeira fase

As propostas recebidas pelo BNDES foram avaliadas de acordo com critérios relacionados no Edital, tais como qualidade da equipe, qualidade da proposta e custos.

A Equipe do BNDES analisou as 18 propostas recebidas, seguindo as regras estabelecidas no Edital, e selecionou 6 propostas para a segunda fase, as quais se encontram listadas abaixo em ordem alfabética:

  • Darwin
  • Grupo Inova55
  • Ions Innovation
  • Kyvo
  • Tropos e Techmall
  • Wayra e Liga Ventures
DOWNLOAD

BNDES - imagem ilustrativa

Edital de Chamada Pública para a contratação de aceleradora de startups (PDF – 405 kB)

 Prorrogação do prazo para inscrições no edital (PDF – 206 kB)

Roteiro de informações (PDF – 319 kB)

Apresentação do BNDES Garagem (PDF – 557 kB)

Dúvidas e questionamentos poderão ser enviados por e-mail para garagem@bndes.gov.br. Acompanhe os questionamentos já respondidos:

Centro de inovação e empreendedorismo

O Centro de Inovação e Empreendedorismo, que será inaugurado em novembro de 2019, contará com programas de desenvolvimento de Startups do BNDES, de outras empresas e também de aceleradoras independentes. Além disso, o centro terá espaço de coworking para startups maduras com alto potencial de crescimento, laboratórios e áreas de inovação de grandes empresas, universidades e escolas negócio, makerspace, gestores de fundos de investimento, big techs, dentre outros players relevantes no ecossistema, tal como ocorre no Station F, maior campus de Startups do mundo, localizado na França.

A proposta é conectar todo o ecossistema debaixo do mesmo teto e ter em um único lugar tudo o que a Startup precisa para se desenvolver.

Está previsto, para o próximo ano, um novo ciclo do Programa BNDES Garagem com lançamento de nova chamada pública para contratar Aceleradora, o qual será executado no Centro de Inovação e Empreendedorismo que se encontra em estruturação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s