A Samsung, tecnológica sul-coreana, pretende investir 180 biliões de won, perto de 139 mil milhões de euros, para reforçar a sua capacidade para produzir por exemplo chips de memória.
A tecnológica planeja investir quase 139 mil milhões de euros para reforçar a sua capacidade de produção em áreas chave para o seu crescimento.
A Samsung pretende apostar forte no reforço da inovação nos próximos anos, o que é fundamental para o crescimento futuro do maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul. A tecnológica pretende investir 180 bilhões de won, perto de 139 mil milhões de euros, para reforçar a sua capacidade para produzir por exemplo chips de memória. Mas não só.
Este investimento vai dar um impulso na área de investigação, bem como vai aumentar o orçamento de áreas como inteligência artificial, redes sem fios de quinta geração e bio-farmacêutica ao longo dos próximos três anos. Sendo que, quase três quartos deste investimento vai ser em feito em unidades sul-coreanas da companhia, nota a empresa em comunicado citado pela Bloomberg.
Este anúncio surge apenas alguns dias depois de um dos líderes do conglomerado, Jay Y. Lee, ter estado com o ministro das Finanças do país, numa fábrica. A agência de informação nota que o anúncio do investimento pode ser um sinal de apoio ao atual governo, que tem encetado medidas para tentar travar o abrandamento da economia. A taxa de aprovação pública do presidente Moon está a diminuir, o consumo das famílias abrandou e o desemprego está a aumentar, numa altura em que há indícios de um arrefecimento do investimento.
A aposta de milhares de milhões da Samsung, grande parte no país, vai levar à criação de postos de trabalho, admitindo a própria tecnológica que sejam criados 70 mil empregos na Coreia do Sul. Só a Samsung pretende contratar 40 mil pessoas.