Conheça as principais startups russas

Anos de repressão podem ter sufocado o ecossistema de inovação da sede da Copa, mas a Rússia ainda é a terra natal de aplicativos como o Telegram

Moscou, capital da Rússia (Foto: Mark Kolbe/Getty Images)
MOSCOU, CAPITAL DA RÚSSIA. CIDADE SE DESTACA COMO A SEGUNDA MELHOR PARA EMPRESAS PRIVADAS EM RÁPIDO CRESCIMENTO 

A sede da Copa do Mundo 2018 costuma ser conhecida pela vodka, uma língua difícil e a figura (curiosa) de seu presidente Vladimir Putin. Mas a Rússia também é vista como um polo promissor para a criação e desenvolvimento de startups.

Um dos motivos para esse terreno fértil, diz William Courtey, diplomata aposentado e diretor de uma companhia sem fins lucrativos à revista Inc., seria a superioridade técnica dos russos em habilidades matemáticas e científicas, herança do período da União Soviética.

Outro ponto positivo apontado por Courtey seria o custo cinco vezes menor de se contratar um profissional na Rússia em comparação ao Vale do Silício, berço e principal centro de startups do mundo. Soma-se ainda a isso a presença de universidades de alto nível no país, como a Universidade de Moscou, o Instituto de Engenharia Física de Moscou e a Universdade Nacional de Pesquisas em Tecnologias Eletrônicas.

Ainda assim, o país ocupa apenas a 45ª posição no ranking mais recente (2017) do Índice de Inovação Global, que aponta as atividades mais inovadores entre 127 países. A Suíça lidera a lista há sete anos.

Apesar de não estar no clube das nações mais inovadoras, a Escola Superior de Economia do país destaca vantagens da Rússia em alguns critérios do índice, como uma alta taxa de mulheres com curso superior, o que rende ao país o 2º lugar nesse quesito. A Rússia também é uma das que mais abrigam graduados em ciências e engenharia (13º), na proporção de alunos e professores em escolas (14º) e em número de matrículas no ensino superior (17º).

Em 2017, Moscou figurou como a 2ª maior cidade para empresas privadas em rápido crescimento na lista da Inc. sobre os 5 mil empreendimentos que crescem mais rápido na Europa. São Petersburgo foi a 9ª. Entre essas empresas, estão a Varmega, que produz equipamentos para aquecer água e ambientes, e a Kompaniya Optima, no setor de alimentação e bebidas. Ambas cresceram ao redor de 2.000% entre 2013 e 2017.

Entre as principais novas companhias do país, estão o Telegram, aplicativo de mensagens e o maior concorrente do WhatsApp, e o gigante Yandex, o Google russo que domina 54% das buscas no país e gerou US$ 1,6 bilhão em receitas em 2017, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior.

Campo minado
Todo o potencial russo pode ser prejudicado pelos Estados Unidos, seu histórico rival. Os americanos estudam impor novas sanções ao país em resposta à interferência russa na eleição presidencial de 2016, quando Donald Trump foi eleito. A Rússia já enfrenta sanções econômicas impostas tanto pelos EUA como pela União Europeia desde 2014, quando anexou o território ucraniano da Criméia.

O primeiro efeito foi a migração de profissionais e estudantes com nível educacional mais alto para outros lugares para empreender. Além disso, a imagem de um país de hackers e instável politicamente afastou os investidores americanos, que em 2012 haviam injetado nas startups russas US$ 400 milhões. A Cisco chegou a criar um fundo na época focado em startups russas. Mas, em 2017, nenhuma startup do país listou investidores norte-americanos, segundo a base de dados do Crunchbase. Esses investidores estariam voltando seu foco para companhias iniciantes da Europa Oriental e da Ásia.

Confira a lista das 10 principais startups russas:

1. Telegram
Aplicativo de mensagens instantâneas, o maior rival do WhatsApp. O app acumula mais de 100 mil usuários ativos em pouco menos de três anos de existência

2. ivi.ru
Serviço de streaming, a versão russa do Netflix com filmes, séries, programas de TV, desenhos e clipes

3. TradingView
Comunidade global de investidores. Troca informações e conhecimento sobre negócios

4. Litres.ru
Loja online de e-books com serviço de assinatura

5. Coub
Site para criar vídeos a partir de fotos. É possível produzir pequenos filmes com sonorização

6. Lingualeo
Serviço online de ensino e aprendizado de inglês

7. Ecwid
Para compras online

8. Wavesplatform
Plataforma de blockchain e criptomoedas

9. Netology
Serviços em nuvem personalizados e soluções para pequenas e médias empresas

10. Surfingbird
Serviços de descoberta de conteúdo colaborativo personalizado, reunindo os interesses do usuário em um só ambiente digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s