Inovação, um movimento contínuo

Superar as barreiras que fazem o Brasil carregar o eterno título de país do futuro – que nunca chega – é um grande desafio, não só da classe política, mas também de toda a sociedade brasileira. Das áreas essenciais ao desenvolvimento e que necessitam de investimento, a inovação é, sem dúvida, uma das mais urgentes.

A adoção de uma política de desenvolvimento de longo prazo, com foco principal na inovação, é fundamental para garantir o aperfeiçoamento de nossa matriz econômica. Para isso, academia, empresas e governos precisam trabalhar com sinergia e planejamento. A bandeira da inovação precisa ser levantada por todos. Se quisermos encarar o mercado global, onde a grande vantagem comercial passou a ser o conhecimento, precisamos investir maciçamente, e de forma perene, em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Hoje, o investimento brasileiro nesse setor ainda é bem inferior aos 2% do PIB destinados por países desenvolvidos. São muitos os entraves para o nosso avanço na área, um deles é o distanciamento entre as universidades e o mercado.

Transformar a pesquisa acadêmica em produtos com alto valor agregado e as empresas inovadoras em empreendimentos economicamente viáveis é o grande desafio.

E o Estado de São Paulo, que detém mais da metade da produção científica do País com diversos núcleos de incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e instituições de fomento à inovação, tem papel fundamental neste processo.

Assim nasceu o Movimento pela Inovação (MPI), iniciativa da Desenvolve SP que reúne parceiros estratégicos, como Fapesp, Finep, Sebrae-SP e BNDES, para apoiar inovação não apenas com recursos financeiros, mas também com consultoria especializada.

Ao unir mentes inovadoras e os principais atores desse segmento, os resultados têm sido expressivos. Em apenas três anos, já são mais de 1.600 empreendedores atendidos e que apresentaram seus projetos de inovação, muitos deles já esquecidos em gavetas, e que puderam receber desde orientação a aportes de recursos para colocá-los em prática. Neste ano, com a retomada dos eventos do MPI, seguiremos com o objetivo de transformar conhecimento em riqueza e desenvolvimento para a sociedade, fazendo de São Paulo um estado cada vez mais inovador.

Milton Luiz de Melo Santos é presidente da Desenvolve-SP

presidencia@desenvolvesp.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: