Qualcomm e USI assinam joint venture para fábrica de semicondutores em SP

A Qualcomm Technologies Inc., uma subsidiária da Qualcomm Incorporated, e a Universal Scientific Industrial (Shanghai) Co., Ltd. (USI), uma subsidiária da Advanced Semiconductor Engineering, Inc. (ASE), assinaram nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes um acordo para a formação de uma joint venture.

A parceria tem o objetivo de construir, no Estado de São Paulo, uma fábrica de semicondutores dedicada a concepção, desenvolvimento e fabricação de módulos de componentes para smartphones e dispositivos de IoT no Brasil. O projeto envolve investimentos de cerca de R$ 600 milhões e a criação de 800 postos de trabalho. A previsão é de que a planta comece a operar em 2020.

O acordo assinado formaliza o memorando de entendimentos assinado pelas duas companhias em março de 2017 com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e a Investe São Paulo, representando o governo do estado de São Paulo.

 “É uma prova de confiança no País e em São Paulo. A inovação é a grande ferramenta de desenvolvimento do nosso tempo”,  afirmou o governador do Estado, Geraldo Alckmin, encerrando a cerimônia. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Márcio França, destacou o papel da boa governança de São Paulo na atração de investimentos. “Enquanto outros estados quebram, temos conseguido manter nossas metas fiscais e transmitir confiança ao investidor. Isso tem resultado em um aumento no número de projetos atendido pela Investe São Paulo nos últimos anos”, afirmou.

A agência de promoção de investimento paulista tem apoiado a empresa no relacionamento com diversas instituições governamentais, além de ajudar na busca por um local adequado para o projeto e questões tributárias “Após a escolha do local, vamos assessorar na parte de licenciamento ambiental e infraestrutura” afirma o diretor da Agência, Sérgio Costa.

 “Conseguimos reunir governos estadual e federal para criar um cenário bastante propício para o desenvolvimento da indústria de semicondutores no País”, afirmou o presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser. “Temos a oportunidade de alavancar o setor e criar produtos de mais valor agregado para serem utilizados com a internet das coisas”, explicou.

 Construindo a partir do legado e da liderança de indústria das tecnologias da Qualcomm®, o produto principal da joint venture será uma linha de módulos system in package com chipsets Qualcomm®, que incluirá em apenas um componente frequências de rádio e componentes digitais para smartphones e dispositivos de IoT (sigla em inglês para internet das coisas). Esses produtos são desenvolvidos para simplificar dramaticamente os processos de engenharia e fabricação, além de poupar custos e tempo de OEMs e fabricantes de equipamentos.  Desenvolver os componentes no Brasil pode também permitir a redução do déficit de importação de circuitos integrados ao expandir e diversificar a produção brasileira de semicondutores.

 “As plataformas e soluções da Qualcomm continuam apoiando e acelerando a indústria móvel”, afirma Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Incorporated. “A colaboração entre a Qualcomm e a USI tem como objetivo desenvolver as melhores soluções para smartphones e plataformas para sistemas de IoT, oferecendo a conectividade, segurança e acessibilidade que seus clientes precisam para criarem produtos inovadores e melhorarem a experiência do usuário”.

 “A USI tem estado à frente em tecnologias de miniaturização há mais de 15 anos. Nossas conquistas e experiência nos tornam o colaborador ideal para produzir módulos multicomponentes altamente integrados para smartphones e dispositivos IoT”, comenta C.Y. Wei, presidente da USI. “A economia brasileira é a maior da América Latina e representa um grande potencial de crescimento para módulos integrados. A USI utilizará a competência tecnológica de nossa companhia, ASE, para ajudar a construir um setor de semicondutores no Brasil e na América Latina.. Estamos felizes por participar desta joint venture que pode aumentar o número de empregos locais nos próximos cinco anos”.

 “A formação desta joint venture por empresas de relevância mundial representa um passo importante para a inserção do Brasil na cadeia global de semicondutores, acelerando o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e criando competências importantes em nosso país”, disse o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Sobre a Qualcomm

As tecnologias da Qualcomm deram força a revolução dos smartphones e conectaram bilhões de pessoas. Fomos pioneiros em 3G e 4G – e agora estamos liderando o caminho para o 5G e uma nova era de dispositivos inteligentes e conectados. Nossos produtos estão revolucionando indústrias como a automotiva, de computação, de IoT, de saúde e de data center, e estão permitindo que milhões de dispositivos se conectem entre si de formas nunca antes imaginadas. Qualcomm Incorporated inclui negócios de licenciamento, QTL, e a grande maioria de nosso portfólio de patentes. Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da Qualcomm Incorporated, opera com suas subsidiárias todas as funções de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, além de todos os negócios de produtos e serviços, que incluem nosso negócio de semicondutores QCT.

 Sobre o ASE Group

O ASE Group está entre os principais fornecedores de serviços de manufatura de semicondutores, incluindo testes, montagem e concepções de materiais e fabricação de concepção. Como um líder global, o grupo atende as crescentes demandas e necessidades da indústria para maior performance em chipsets menores e mais rápidos, desenvolvendo e oferecendo um amplo portfólio de soluções e tecnologias que incluem o design de programação teste de circuitos integrados, testes de engenharia front-end, sondas wafer, flip chips, systems in package, serviços de testes finais e fabricação de eletrônicos por meio da Universal Scientific Industrial Co., Ltd e suas subsidiárias, membras do ASE Group. Para mais informações, visite a página www.aseglobal.com.

Sobre a USI:

USI é uma companhia ODM/SEM líder global, provendo design, miniaturização, materiais, manufatura, logísticas e serviços posteriores de dispositivos eletrônicos/módulos para marcas. USI é parte da ASE Group e foi listada no Shanghai Stock Exchange em 2012. A companhia tem anos de experiência na indústria de serviços em manufatura de eletrônicos e impulsiona a tecnologia líder da ASE Group, torando possível que a USI ofereça aos seu clientes uma diversidade de produtos no setor de comunicação wireless, computadores e armazenamento e eletrônicos industriais, automotivos e para o usuário final no mundo todo. Com uma rede de serviços de vendas na América do Norte, Europa, Japão, China, Taiwan e locais de fabricação na China, Taiwan e México, a USI emprega cerca de 15.000 pessoas mundialmente. Para mais informações, visite o site www.usish.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s