Veja a startup sobre a qual todos estão falando na Europa: Neufund

Veja a startup sobre a qual todos estão falando na Europa: Neufund

A Neufund, uma plataforma de capital Blockchain de Berlim, conseguiu levantar mais de US $ 11 milhões até agora e está anunciando mais uma rodada de financiamento hoje.

Zoe Adamovicz, cofundadora e CEO da Neufund, compartilhou a história de sucesso da plataforma, suas opiniões sobre o mercado atual e dicas para os entusiastas de ICO.

1. Em primeiro lugar, parabéns por levantar US $ 11,6 milhões de investidores privados! Como você conseguiu fazer isso?

Na verdade, criamos este capital de investidores privados e institucionais – das empresas de capital de risco, dos investidores anjos e da criptocomunidade. Eu acredito que uma grande parte do nosso sucesso é devido ao fato de que, desde o início da Neufund, fomos atendimento a ambos: a comunidade criptocomunitária e a tecnologia mais ampla, as startups, os investidores de VC, os entusiastas da tecnologia e assim por diante.

A Neufund é uma plataforma para fazer investimentos reais em capital usando o Blockchain – algo que muitos dos atuais emissores de token e investidores querem, mas que não está acontecendo devido à relativa complexidade técnica e regulatória.

Na plataforma Neufund, por um lado, permitimos que a criptocomunidade obtenha partimônimo líquido real nas empresas em que investem, representadas por tokens de capital. Por outro lado, abrimos um canal para investidores em euros investirem em tokens de capital sem a necessidade de comprar criptomoeda nas bolsas. Através disto, conectamos o mundo fora-e-dentro-da-cadeia.

Graças à construção desta ponte entre o cripto e o mundo do capital de risco (VC), fomos capazes de atrair investidores de ambos os lados e, claro, isso foi muito útil. Na verdade, construímos na Neufund uma comunidade de todos os tipos de investidores que compartilham o mesmo objetivo – remover barreiras desnecessárias que impeçam a aliança de inventores e investidores, que busquem transparência, confiança sem necessidade de confiança e uma aliança direta de fundadores com aqueles que acreditam em seu sucesso.

Acabamos de anunciar alguns dos nossos mais proeminentes investidores que participaram da pré-venda nos últimos dias. É uma multidão fantástica e muito diversificada, desde os principais desenvolvedores Ethereum até VCs profissionais, investidores anjo, criptoinvestidores e até produtores de filmes vencedores do Oscar, como Dario Suter, Max Kordek (Fundação Lisk), Julian Zawistowski (Projeto Golem), Michael Jackson (Mangrove Capital), Philipp Freise (Kohlberg Kravis Roberts & Co), Piotr Wilam (Innovation Nest), Fabian Vogelsteller (Ethereum Mist, ERC20), Max Niederhofer (Sunstone Capital), Eric Wahlforss (SoundCloud), Brian Fabian Crain, Christophe Maire (Atlantic Labs). Isso mostra que a Neufund é uma plataforma para todos e que o Blockchain é uma tecnologia para todos.

Você pode encontrar a lista completa no nosso Medium.

2. Você pode descrever como sua plataforma está configurada para ser executada?

Para entender a Neufund como uma plataforma descentralizada de angariação de fundos, é necessário compreender dois aspectos do projeto:

Em primeiro lugar, a Neufund oferece a possibilidade de emitir e investir em toekns de partimônimo líquido, que representam ações em empresas. Em segundo lugar, e mais importante para a criptocomunidade, a Neufund é um ecossistema descentralizado. É propriedade da comunidade de investidores, incluindo aqueles que mencionei anteriormente. Esta propriedade é representada pelo token Neufund, o Neumark.

Os dois principais tipos de atores na plataforma são os investidores e as empresas. Os investidores trazem capital para a plataforma e buscam oportunidades de investimento interessantes nas empresas. As empresas são empresas de vários tipos que procuram financiamento oferecendo parte ou todas as suas ações aos investidores. A transação fundamental da plataforma é o investimento, onde os investidores se tornam acionistas em empresas via Equity Token Offerings (ETO).

Os investidores que ainda não se juntaram à criptoeconomia encontram na Neufund uma maneira fácil de começar. Com a nossa moeda estável “EURT” (Euro Token, fixada em 1 por 1 em relação ao Euro), trazemos o capital de fora para dentro da cadeia. Esta é apenas uma moeda interna, mas fornece uma referência estável para o valor dos investimentos e pode estabilizar o preço do Ether ao evitar vendas. Com o advento do EURT, a solução da Neufund para a volatilidade da criptomoeda, todos os investimentos serão denominados em euros, que servem de base da plataforma. Isso não impede a captação de recursos em criptomoedas existentes, das quais o Ether será inicialmente suportado. Empresas e investidores são livres para escolher quais moedas aceitam durante a ETO. As empresas podem arrecadar fundos de investidores em sua rede existente, bem como qualquer detentor de criptomoeda, ou através da pool de capital da Plataforma Neufund dedicada ao financiamento da inovação.

Uma vez que uma empresa concluiu com êxito uma campanha e emita seus tokens de partimônimo líquido, a Neufund fornece uma interface de usuário fácil de usar para interagir com os acionistas. É possível realizar votações para resoluções juridicamente vinculativas, emitir atualizações e relatórios, abrir novas rodadas de captação de recursos, possibilitar a negociação secundária de tokens de ações e desempenhar outras funções necessárias para uma governança corporativa responsável.

Além da pura utilidade do token de partimônimo líquido, é importante notar que a Neufund é uma rede. É um protocolo universal de angariação de fundos e a Neufund é um ecossistema descentralizado de angariação de fundos.

O valor da Plataforma Neufund cresce quando o número e o volume de investimentos crescem. A economia deve ser projetada para estimular o investimento e recompensar os participantes das transações. Aqui, o princípio orientador é que qualquer pessoa que invista deve obter uma participação em toda a plataforma. Para ser um sistema autossustentável, a Neufund é projetada para ser uma verdadeira economia simbólica. Seu valor é refletido por um token de protocolo chamado Neumark (NEU), que os participantes obtêm como recompensa por comprometer capital para a plataforma. Isso essencialmente permite que as pessoas sejam economicamente proprietárias do ecossistema, um poderoso incentivo para que os investidores lancem a plataforma e cresçam com investimentos adicionais.

Valor do Token NEU O valor de NEU resulta em pagamentos de taxas e participação em um portfólio de plataforma de tokens de partimônimo líquido e, assim, dá propriedade econômica da rede aos referidos detentores. 1. Com cada ETO bem sucedido, uma taxa é deduzida do valor investido. Esta taxa de plataforma é então distribuída aos detentores de NEU na proporção da quantidade de NEU que possuam (“pro rata”). 2. Dentro do mesmo ETO, uma pequena taxa na forma de tokens de partimônimo líquido da empresa é deduzida do número total de tokens que forem adquiridos. Esta taxa de participação simbólica é adicionada a um portfólio de plataformas de todas as empresas que já realizaram uma venda de tokens na plataforma. O mecanismo de taxa de plataforma é simples. É retirado do investimento em cada ETO bem sucedido na plataforma e imediatamente distribuído aos detentores de NEU.

3. Como você vê o desenvolvimento do seu projeto? Algum plano específico?

Existem dois caminhos paralelos para a história da Neufund. O primeiro é sobre o produto: a construção do produto com todas as características necessárias, trazendo capital para a plataforma, buscando negócios relevantes, produzindo economia de token sonora e assim por diante. O segundo é sobre governança: realizando uma transformação legal e organizacional gradual para tornar o Operador da Plataforma redundante no sentido de transformar todas as entidades legais em organizações descentralizadas (“empresas públicas tokenizadas”, como as chamamos). Estamos trabalhando para um futuro em que a Neufund será totalmente detida e administrada por membros da comunidade.

O primeiro passo, no entanto, é o lançamento de fundamentos da plataforma. Os fluxos de registro e login com o suporte do hardware Neukey, os processos de KYC para indivíduos e organizações já foram lançados e você pode ver como isso funciona, participando da nossa pré-venda atual ou pré-ICBM (Mecanismo inicial de construção de capital) como a chamamos .

Os próximos passos são o token EURT estável e a entidade Neumint associada para fornecer uma maneira de comprometer fundos no ICBM e/ou ETOs através de moeda fiduciária. Os detentores de token Neumark existentes podem prosseguir com a migração para a plataforma e executar o KYC para suas contas.

Ao mesmo tempo, o acúmulo de capital da plataforma continua. Todos os investidores podem participar da fase EURT do ICBM, onde podem comprometer o Euro sob a forma de EURT e ser recompensados com Neumark que é imediatamente negociável.

O próximo passo é o lançamento da plataforma de mercado primário, as primeiras Ofertas de Tokens de Patrimônio Líquido (ETO), quando as empresas começam a listar suas ofertas, conversam e negociam termos com os investidores, prosseguem com as ETOs e recebem financiamento. A Neufund também revela um primeiro lote de ofertas présselecionadas de alta qualidade preparadas antecipadamente.

Uma vez que as primeiras ofertas de ações são concluídas, as tarifas são distribuídas pela primeira vez, os Neumarks são “minerados” pela primeira vez fora do ICBM, e os investidores da ETO se tornam acionistas das empresas que investiram, o que lhes dará acesso a governança da empresa em cadeia.

4. Quando você falou com o repórter da Cointelegraph há quase um ano, você disse que “as ICOs são o futuro do financiamento”. Você ainda tem a mesma visão? Com o enorme número de ICOs acontecendo e a quantidade de dinheiro arrecadada delas diminuindo drasticamente?

A discussão sobre a ineficiência dos tokens de aplicativos como veículo de investimento está se desenvolvendo nos últimos meses, resultando em uma conclusão geral de que esses tokens não são uma boa maneira de financiar projetos novos ou existentes, tanto por razões regualtórias quanto de modelagem econômica. Muitos projetos de token de aplicativos hoje têm pouco sentido econômico e não representam nenhum valor de rede. Às vezes, eles são apenas modelos de negócios defeituosos projetados com uma boa intenção, e às vezes eles são golpes externos.

Isso, no entanto, não prejudica o valor do Blockchain e ICOs como um processo extremamente eficiente, seguro e barato para financiar qualquer projeto. Desde o início da Neufund, para nós, o principal valor das ICOs e a tecnologia Blockchain subjacente, de fato, tem sido a eficiência desse processo. Se você configurá-la corretamente, é como se alguém pudesse pagar uma IPO – de uma cafeteria a uma grande corporação. Derruba as barreiras à entrada e a custos de transação massivamente, tornando-os quase insignificantes. Para comparação, para fazer uma IPO hoje, você precisa ter centenas de milhares, ou milhões de dólares disponíveis, para começar a considerar isso como uma opção! Assim, enquanto o mercado ainda precisa se estabilizar, o hype precisa esfriar, e o regulamento precisa entrar, acreditamos fortemente que as criptomoedas e as ICOs estão aqui para ficar. Até mesmo Christine Lagarde, chefe do Fundo Monetário Internacional, em um comunicado oficial disse recentemente que “pode não ser sábio descartar as moedas virtuais”.

O problema do patrimônio líquido é que, na criptocomunidade, ele é frequentemente associado à indústria financeira clássica, aos erros dos reguladores e dos governos, e muitas pessoas prefeririam ver uma revolução completa desse sistema e não uma evolução.

No entanto, quando despojado de suas conotações negativas, ligações com bancos, ganância, crises de 2001 e 2008 e, em geral, o setor de finanças pré-Blockchain, o conceito de patrimônio líquido aparece como uma das maiores invenções econômicas da humanidade.

Ele poderia ser pensado como um padrão de token abstrato e geral, que poderia representar qualquer modelo de negócios. O conceito de uma ação não é realmente tão antigo – começa em 1602 com a Companhia das Índias Ocidentais emitindo as primeiras ações negociáveis na Bolsa de Valores de Amsterdã. Esta inovação fez uma grande parte do crescimento econômico da Europa após a Idade Média. Nas economias Blockchain de hoje, as economias compartilhadas poderiam ser consideradas como tokens de patrimônio líquido, colocadas na cadeia como uma abstração acima dos tokens de aplicativo. Os tokens de patrimônio líquido poderiam representar uma participação na governança, produção econômica e informações da rede, etc.

Alguns dos benefícios de combinar ICO com financiamento de startup foram expressos pelo fundador da Lisk, Max Kordek. A Lisk foi uma das primeiras e continua a ser uma das maiores ICOs do mundo.

5. O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, disse recentemente que, como qualquer outro, o mercado de criptomoeda vai amadurecer e, quase todas as moedas emitidas perderão seu valor. Você concorda com o seu ponto de vista?

Sim, Vitalik está realmente apontando para o fato de que um token utilitário, ou um token de aplicativo, não é o melhor veículo de investimento. Há fortes argumentos de que, ao comprar tokens de aplicativos, o patrocinador do projeto pode realmente matar o projeto que eles querem apoiar – mesmo um projeto com uma economia token perfeitamente equilibrada por trás.

Em seu “Avaliações sobre o token como um eio de troca“, ele está discutindo a economia de tokens de rede em termos de busca de equilíbrio entre desenvolvedores (lado da oferta) e usuários (lado da demanda). No processo de busca de equilíbrio, o token procura estabelecer o preço otimizado do serviço ou bem produzido pela rede. Esta é uma situação econômica padrão onde o valor dos bens produzidos é maximizado pelas forças concorrentes – os usuários que desejam reduzir o preço, e os desenvolvedores (provedores de serviços neste caso) que desejam o preço. No entanto, afirma Vitalik, o equilíbrio econômico acima é destruído quando o terceiro aparece na equação – o investidor, ou, como diz Vitalik, o manipulador – cujo lucro econômico é melhor alcançado desestabilizando o equilíbrio da economia da rede.

Nós fazíamos parte desse debate com o conceito de emaranhado de tokens do CTO, que são “os mineradores de recompensa ganham tanto pelo trabalho contributivo quanto um ‘preço’ que o consumidor precise pagar para acessar a rede e fazer uso de seus serviços”.

É o mesmo argumento que o de Vitalik, apenas formulado de maneira diferente. Originalmente, o preço do token deve ser definido com base na oferta e demanda no livre mercado, entre o usuário e o produtor. O envolvimento de um terceiro — um investidor, altera inteiramente a dinâmica da economia token, desestabilizando eventualmente o preço do token e colocando em risco toda a economia de token. Os investidores não estão alinhados com outros participantes da rede — eles vão bombar e se livrar de tokens para um ganho de curto prazo ou procurar um grande aumento de valor token de longo prazo, o que também traz problemas significativos.

Este é, no entanto, um argumento contra o uso dos tokens utilitários como veículos de investimento – de fato, esses tokens podem perder todo o valor no tempo. No entanto, isso não é um argumento contra as ICOs por si.

6. Para concluir, você tem algum conselho ou recomendação para as pessoas que planejem lançar uma ICO no futuro? Diga, a chave é faça ou não faça?

  1. Não seja atraído por soluções alternativas regulamentares ou econômicas. As pessoas que inventaram modelos econômicos ou regulamentos que os controlam eram muitas vezes grandes matemáticos ou economistas. A regulamentação econômica e atual dos mercados financeiros é uma mina de conhecimento e inspiração.
  2. Não seja atraído por jurisdições exóticas. A maior parte do mundo ocidental e, em particular, a Europa, têm uma regulamentação muito similar, se não idêntica, sobre títulos e ICO, mesmo a lei suíça na verdade não é diferente. Há tanto movimento no espaço regulatório no momento em que é melhor usar uma jurisdição estável e ter certeza de que você não será afetado por mudanças repentinas no espaço.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s