A mais nova startup do Canadá é brasileira

O Brasil vem se firmando como um celeiro de ideias inovadoras para o mercado internacional. Um exemplo desse cenário é a TokenPet, startup voltada para o universo pet que foi lançada em Ottawa, no Canadá, neste mês. A empresa foi idealizada por Flávio Banyai, líder de inovação da Astéria, empresa brasileira que fornece soluções digitais e que está há 12 anos no mercado brasileiro.

Em conversa com o Startupi, Flávio contou que além dos projetos convencionais que desenvolvem para os clientes, há 7 anos eles começaram a desenvolver projetos paralelos. Tudo começou com um portal chamado TrocaJogo, onde usuários podem trocar entre si as mídias físicas de seus jogos de videogame. Nessa época eles também cuidavam do site de um cliente chamado Cachorro Perdido, uma plataforma para anúncios de pets achados e perdidos.

“Dado o interesse desse cliente em lançar uma nova versão do site, optamos por nos associar a ele, subsidiando o custo do desenvolvimento da nova plataforma. Em termos de negócio, após algum tempo identificamos que embora o mercado pet seja muito grande e praticamente à prova de crise, o Cachorro Perdido só atendia um momento muito específico na vida de um animal – quando ele se perdia ou alguém encontrava algum animal perdido – e isso acabava limitando o potencial de retorno da plataforma, que de certa forma acabou sendo mais uma ação social”, comenta.

Foi aí que decidiram pesquisar uma solução que fosse relacionada ao Cachorro Perdido e também útil aos animais em qualquer momento de suas vidas. “Tivemos a ideia de desenvolver o Cachorro Seguro, um serviço de identificação de animais baseado em medalhas inteligentes. Cada medalha contém um código exclusivo que, ao ser fotografado por um smartphone ou digitado diretamente no site, apresenta uma ficha completa do animal, proporcionando a rápida identificação e devolução dos animais a seus donos”.

Além de garantir a segurança dos animais, o produto dá ao dono acesso a uma rede de benefícios do universo pet – a TokenPet já fechou parcerias com as principais redes de petshops da região, além de marcas de ração e seguradoras com planos específicos para animais de estimação da América do Norte. A empresa também oferece aos usuários acesso a uma rede social voltada para apreciadores desse mercado com diversas dicas e um guia completo para cuidado e tratamento de cada raça.

Canadá

A startup saiu do papel em uma das missões de negócios das quais Flávio participou em Ontário, principal província do Canadá. Seu objetivo, na ocasião, era conhecer o ecossistema atrativo da região para empreendedores que, como ele, buscam acesso a capital de risco e investimentos para seus projetos, aceleradoras de negócios especializadas e praticidade para abertura de uma nova empresa, bem como regulamentação e incentivos do governo para empresas que já nascem vinculadas ao desenvolvimento tecnológico.

“Ao longo das missões empresariais que fiz em Ontário nos últimos 3 anos sempre busquei apresentar todos esses projetos a potenciais parceiros e investidores, até que no ano passado me reencontrei com o George Borovec, um empreendedor local coordenador de inovação e consultor de startups do Invest Ottawasegundo maior centro de inovação do Canadá, que apostou na ideia e, junto aos outros dois sócios da Astéria, investiu no projeto.

Infelizmente o nome Cachorro Seguro não funcionaria em mercados de língua inglesa, então em setembro de 2016 eles começaram a desenvolver a TokenPet, atual nome da startup. Após 5 meses de desenvolvimento e cerca de C$350 mil investidos, a startup foi lançada no dia 15 de maio e já conta com mais de 400 usuários registrados em todo o Canadá e também nos estados do Arizona, Califórnia e Nova York, nos Estados Unidos. Esses primeiros clientes foram conquistados, principalmente, com vendas para grandes empresas do continente norte-americano, onde a cultura de ‘pet parenting é bastante difundida e incentivada – até mesmo dentro dos escritórios.

“O George é o nosso CEO e um dos principais responsáveis pela condução do negócio no dia-a-dia. Seu investimento foi feito através de muitas horas de consultoria e validação do negócio durante a etapa de planejamento e desenvolvimento, assim como toda sua dedicação na busca por parceiros estratégicos como distribuidores, country managers e investidores, entre outros. Muito mais que dinheiro, ele está depositando seu tempo, sua experiência e seu coração no negócio”.

Hoje eles estão alocados no Invest Ottawa, que proporciona toda a infraestrutura necessária para a expansão e aprimoramento do negócio, e que também serve de canal para investidores locais ou mesmo americanos. “A opção pelo Canadá e especificamente Ontário foi justamente pelo fato de ser um mercado bastante maduro e parecido com o americano, mas que permite experiências mais controladas para o aprimoramento do produto antes de embarcarmos para mercados mais agressivos como o americano. A proximidade e ótima relação com a Europa também foi um fator decisivo na escolha pelo Canadá”, destaca Flávio.

Diferenças entre Brasil X Canadá

Flávio acredita que todos os ecossistemas de inovação hoje mais ou menos se espelham no modelo americano. Tudo o que vemos acontecendo no Vale do Silício serve como inspiração para essa cultura e para a forma como os componentes desse ecossistema se comportam, sejam eles os empreendedores, investidores ou demais stakeholders.

“Eu sinto que no Canadá há um incentivo genuíno do governo, de empresas, universidades e da sociedade como um todo para que as startups prosperem. E entre as próprias startups há também um grande sentimento de apoio mútuo”.

Em relação ao Brasil, ele acredita que no geral, as pessoas possuem uma grande veia empreendedora e de fato, apesar de todos os problemas políticos e econômicos recentes, existem muitas startups e negócios prósperos vindo de diversos lugares como Florianópolis e Recife, além de grandes centros como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Dica para empreendedores e próximos passos da TokenPet

Flávio acredita que o seu interesse pelo empreendedorismo esteja em seu sangue. Seu pai e avô fundaram, há mais de 60 anos, uma empresa de vidros e esquadrias de alumínio em São Paulo, onde ele começou a trabalhar aos 12 anos desenvolvendo programas de computador – na época usando a linguagem BASIC. E para os empreendedores que estão em busca de investimento ou buscando internacionalizar suas operação, Flávio deixa a seguinte dica: “Saia da sua zona de conforto e vá atrás de informação, participe de eventos e investam em missões empresariais. Só a proximidade e convivência com estes mercados poderá trazer resultados, através da conexão com pessoas e empresas estratégicas. Um pouco de sorte e bastante perseverança são fundamentais também! Ah, e um bom curso de inglês também não faz mal a ninguém”.

Em relação ao Canadá, Flávio comenta que existe a CCBC (Câmara de Comércio Brasil-Canadá), localizada em São Paulo, que tem um vínculo bastante próximo ao universo de negócios do Canadá e pode auxiliar empresas a darem os primeiros passos para descobrirem alguns caminhos e oportunidades de negócio por lá. “O consulado canadense em São Paulo também foi sempre muito gentil e acessível quando precisamos de alguma informação ou orientação”.

A partir de agora a TokenPet tem como meta atingir, em dois anos, 50 mil usuários e a cifra de C$100 milhões em faturamento. O Brasil é visto como um potencial mercado para tornar-se o hub de operações na América do Sul durante as próximas etapas de desenvolvimento do negócio. Europa e Austrália também são mercados potenciais que a TokenPet já planeja se inserir.

Quer levar seu negócio para o Canadá? Precisa de capital?

Conte com a Hoje! 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: