Apps realmente vão morrer, estamos na era das plataformas!

Pode parecer redundante ou repetitivo falar que ninguém liga para a sua ideia de aplicativo que vai mudar o mundo, mas quanto mais acompanho empreendedores fazendo ou falando algo, mais eu vejo o quanto essa afirmação ainda se faz necessária.

As pessoas não ligam para o seu app, ou para o que você está fazendo, elas ligam para o valor que você está criando para elas, e hoje, a única forma de criar valor de forma consistente e duradoura é através do desenvolvimento de plataformas.

Micro ecossistemas onde o seu usuário tenha a possibilidade de ter não só o “core problem” solucionado, como todos os problemas ligados a aquela atividade, e qualquer empresa que não faça isso está fadada a quebrar ou ser comprada por alguém que esteja disposto a criar o ecossistema completo, uma plataforma para tornar a vida do usuário melhor.

Pense no Facebook, ele não é simplesmente um app de rede social, cada um dos aplicativos que a empresa possui desempenha um importante papel para a sua plataforma de comunicação e interação social.

Até mesmo sua divisão de realidade virtual está trabalhando para criar soluções ainda melhores para que as pessoas possam interagir a distância com o uso do VR.

Agora o Google, não é somente um buscador, a missão do Google de organizar e disponibilizar toda a informação da Web está mais viva do que nunca, seja em pesquisas, fotos, vídeos ou mesmo as informações no seu celular com o GoogleNow, a empresa está se tornando cada vez melhor em ser onde você busca informações.

Agora vamos para a Apple. A gigante de Cupertino cria devices e softwares que prendem você em um ecossistema onde depois de um tempo se torna quase doloroso migrar. Experimente usar um MacBook e um iPhone por 3 meses e depois voltar a usar um PC tradicional e um Android e vai ver do que estou falando, a Apple criou uma plataforma para o seu contato físico com a tecnologia, melhorada pela experiência com softwares otimizados e polidos da melhor forma possível para oferecer uma experiência completa.

E é justamente aí que seu app falha, ele resolve somente parte do problema, tudo bem, talvez seja uma parte importante ou central, mas ainda assim, é só uma parte, somente plataformas são capazes de solucionar tudo, ao integrar as soluções de forma eficiente permitindo que cada usuário tenha tudo o que precisa de forma simples, para solucionar seus problemas.

A grande questão verdadeira é: como você pode criar uma solução completa e cobrir todas as bases para o seu público?

João Vitor Chaves Silva – startse

Conte com a HOJE para desenvolver seu projeto!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s