Linhas de crédito com juros mais baixos e até 10 anos para pagar

Parceria firmada entre EMBRAPII e BRDE para financiar projetos inovadores na Região Sul – impactando principalmente pequenas e médias empresas – faz Santa Catarina alavancar o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Estado.

Soluções inovadoras e que impactam positivamente no ambiente fértil da Região Sul existem em larga escala. Porém, quando é necessário investir para transformar soluções em negócio, empreendedores encontram na capitalização de recursos o seu principal agente desafiador. Segundo Neuto Fausto de Conto, Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE:

– Muitas vezes são projetos extremamente criativos e inovadores, mas as empresas que os idealizaram encontram dificuldade em executá-los, pois estão em fase inicial ou os empreendedores não possuem recursos.

A dificuldade de capitalizar está diminuindo a medida que parcerias como a do BRDE e EMBRAPII são firmadas. Para Gunther Pfeiffer, superintendente de finanças e administração da CERTI:

– Com a recente parceria do BRDE com a EMBRAPII, as linhas de créditos oferecem juros mais baixos e prazo de até 10 anos para pagamento. Temos um alto potencial e uma grande necessidade de avanço tecnológico em âmbito nacional. Muitas vezes a subvenção pode chegar a 33% do total de investimento.

O acordo vai beneficiar diretamente quem procura financiamento para ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A EMBRAPII, em parceria com instituições, oferece subsídios financeiros não reembolsáveis para financiamento de até 1/3 do valor total em projetos aprovados pelas instituições parceiras para implantação de PD&I com empresas. Enquanto os 2/3 restantes do valor total do projeto devem ser integralizados pelas empresas parceiras e pelas Unidades.

– A parceria com o BRDE é um elemento especial para estimular ainda mais a participação efetiva do segmento industrial da Região Sul no esforço de ampliar a inovação em projetos de P&D – comenta Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

A facilitação dos projetos já aprovados pelos polos e unidades credenciadas da EMBRAPII permite que um número maior de empreendimentos tenham acesso ao capital necessário para completar o valor total e, por consequência, estimulem o ecossistema inovador de Santa Catarina. A partir dessa parceria, as iniciativas aptas a receberem recursos financeiros subsidiados terão acesso ao capital necessário por meio do programa BRDE Inova e poderão contar com uma linha de crédito especial para investir e financiar os 2/3 restantes. A expectativa de impacto é positiva.

– Estes projetos que já foram analisados pelas unidades da EMBRAPII demonstraram um elevado potencial inovador – explica Nelson Ronnie dos Santos, superintendente da agência do BRDE em Santa Catarina.

A possibilidade de financiamento de 2/3 do valor necessário para o desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação não será o único benefício da parceria para empresas e empreendedores. A agilidade na tramitação dos processos também será impactada, conforme explica o diretor financeiro Renato Vianna:

– Como os projetos já foram analisados pelas unidades da EMBRAPII, será possível conceder os financiamentos do BRDE de forma mais ágil. O banco se compromete a atribuir prioridade na análise das solicitações de financiamento apresentadas pelas empresas industriais no âmbito deste convênio – afirma.

Segundo dados do estudo Demografia das Empresas divulgado pelo IBGE em 2015, Santa Catarina tem a melhor taxa de sobrevivência de empresas no país com 82,2% contra 78,1% da média nacional. O índice tem boas perspectivas de crescimento a partir deste convênio entre o BRDE – reconhecido pelo fomento do desenvolvimento econômico e social em toda a Região Sul, e a EMBRAPII – organização-chave quando o assunto é inovação para indústria no Brasil.

– O BRDE está sendo, sem dúvida, pioneiro na iniciativa. Certamente teremos muitas novidades em breve – finaliza Gunther Pfeiffer, superintendente de finanças e administração da CERTI.

Quer descobrir qual a melhor linha de crédito para o seu projeto de inovação? 

Chame a HOJE!

contato@hojeconsultoria.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s