Finep e NRC, do Canadá procuram projetos inovadores

 

A Finep e o National Research Council (NRC), do Canadá, assinaram na terça-feira, 5/4, um Memorando de Entendimento com o objetivo de compartilhar melhores práticas no apoio à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) industrial e fomentar a cooperação para promover e facilitar projetos bilaterais entre empresas brasileiras e canadenses. Participaram do evento o presidente da Finep, Wanderley de Souza, o diretor de inovação, Pedricto Rocha, e a vice-presidente da área de Business and Professional Services do NRC, Maria Aubrey, dentre outros executivos canadenses.

O acordo será aplicado por meio de formas de cooperação que podem incluir mecanismos como: apoio a projetos de interesse comum; organização de chamadas conjuntas para apresentação de propostas; a organização de visitas para networking; organização de reuniões, seminários e workshops; intercâmbio de informações.

“Nossa ideia é estabelecer uma ligação profunda entre os dois em áreas como ciências da vida, engenharia, tecnologias espaciais, bioenergia e também saúde, sobretudo na área de vacinas”, disse Wanderley, que destacou parceiras histórias da financiadora, como as ações – seja por parcerias ou editais – com Noruega, Finlândia e Espanha. “África, Mercosul e, claro, o Canadá também estão sempre no nosso radar”, completou.

Canadenses e brasileiros se comprometeram a trabalhar por três meses na prospecção de empresas e institutos que tenham interesse na cooperação bilateral, mirando um grande encontro dos dois países, que será realizado no Canadá no final de setembro. “Temos cerca de 10 mil pequenas e médias empresas canadenses que trabalham com inovação e com possibilidade de estabelecerem parcerias”, afirmou Maria Aubrey, que reiterou a importância de estabelecerem temas prioritários conjuntos de ambos os lados.

Wanderley deixou claro que o papel da Finep sempre será o de promover a relação entre companhias, universidades e institutos de pesquisa. “Fazemos a mediação entre todos estes atores que, fundamentalmente, formam de maneira coletiva o universo da inovação”, destacou o presidente.

Como a Finep, o NRC é um dos quatro parceiros internacionais da TAFTIE, a Rede Europeia de Agências de Inovação.

http://www.finep.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s