Tecpar credencia no BNDES tecnologia para indústria metal-mecânica

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) credenciou sua segunda solução tecnológica (consultoria a empresas) na nova plataforma do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai apresentar ao mercado tecnologias que possam vir a ser financiadas pelo banco a empresas que querem inovar. Voltada à indústria metal-mecânica, a solução visa apontar melhorias no processo produtivo das empresas.

Desenvolvida em conjunto pelo Centro de Metal-Mecânica e pelo Centro de Informações e Estudos Estratégicos, a solução contempla melhorias do processo produtivo do setor metal-mecânico através da análise de falhas do produto. “Para análises como essa, é importante considerar a experiência técnica e a estrutura da empresa para a solução do problema. Neste aspecto, o diferencial do Tecpar é incluir em seu corpo técnico profissionais com experiência de 25 anos na otimização e melhoramento de processos produtivos através da análise de falhas dos produtos da indústria metal-mecânica”, salienta Ladislau Zempulski, gerente do Centro de Metal-Mecânica do Tecpar.

Zempulski lembra ainda que o Centro realiza, além do melhoramento de processos através da análise de falhas dos produtos, ensaios em tecnologias de tratamentos e modificação de superfícies metálicas, corrosão, controle químico metalúrgico e ensaios mecânicos.

O BNDES Soluções Tecnológicas é uma nova plataforma que será lançada para apoiar a comercialização de soluções tecnológicas no país, financiando as empresas brasileiras que desejam adquiri-las para implantar processos inovadores em seus empreendimentos. Atualmente, o portal está em fase de credenciamento de instituições de ciência e tecnologia e de soluções tecnológicas.

Para o gerente da Agência Tecpar de Inovação, Marcus Zanon, essa plataforma vai ser uma vitrine para as soluções tecnológicas oferecidas em todo o país e que podem ser adquiridas por empresários em busca de inovação. “Ao estar nesta plataforma, uma instituição tem suas soluções tecnológicas chanceladas pelo BNDES, que pode financiar mais facilmente a compra de soluções para problemas dos empresários brasileiros. Elas podem ser customizadas de acordo com o problema do cliente”, ressalta.

As soluções tecnológicas oferecidas pelo Tecpar hoje estão voltadas à engenharia e sistemas inteligentes, à energia, a medições industriais e a ensaios tecnológicos, nas áreas de materiais, de alimentos e de microbiologia, por exemplo. Todas essas soluções já estão disponíveis aos empresários e muitas delas serão ofertadas na plataforma do BNDES. “O Tecpar já delineou, anos atrás, que havia uma tendência de mudança de serviços laboratoriais para soluções tecnológicas. Por isso, já estamos com essas soluções disponíveis e testadas pelo mercado”, salienta o diretor-presidente da instituição, Julio Félix.

Uma das soluções já cadastradas na nova plataforma é o sistema inteligente de monitoramento e controle de processos. Voltado ao ramo industrial, o sistema permite ao empresário aliar o conhecimento técnico a dados de produção para permitir o monitoramento da produtividade da empresa, apresentando análises de eficiência e estudo das especificações de uma linha de produção, por exemplo.

SOLUÇÃO TECNOLÓGICA – O BNDES define como solução tecnológica a aplicação de uma tecnologia orientada a satisfazer as necessidades de criação ou modificação de um produto ou processo da empresa. Para tal, essa tecnologia deve estar pronta para ser aplicada no mercado e gerar a solução tecnológica a que se propõe, envolvendo algum nível de adequação às características do produto ou processo do comprador. Além disso, segundo o BNDES, a instituição compradora deve ser capaz de operar a tecnologia que lhe foi fornecida de forma autônoma, proporcionando assim a inovação ao produto ou processo.

Antes de ser enquadrada como uma solução e ser aprovada pela plataforma do BNDES Soluções Tecnológicas, tanto a instituição quanto o que ela oferece passa por uma análise criteriosa pelo banco. O BNDES avalia a capacidade do fornecedor, observando a infraestrutura operacional da instituição, a competência do corpo técnico, a complexidade técnica da solução tecnológica e a sua prontidão tecnológica e comercial.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s