BNDES assina acordos com instituições financeiras da China

• Memorandos foram firmados com os presidentes do Banco de Desenvolvimento da China (CDB) e do Eximbank chinês

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou nesta quinta-feira, 17, memorandos de entendimento entre o Banco e instituições financeiras chinesas. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, durante o encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da China, Xi Jinping, que está no País desde o início da semana para participar da VI Cúpula dos Brics.

Os memorandos firmados com os presidentes do Banco de Desenvolvimento da China (CDB), Hu Huaibang, e do Eximbank chinês, Li Ruogi, estabelecem cooperação mútua a fim de promover programas e o desenvolvimento de projetos de interesse comum entre os dois países nas áreas de infraestrutura, transportes, geração de energia, telecomunicações, pesquisa e desenvolvimento e agricultura.

Também permitem que os bancos possam realizar financiamentos, co-financiamentos ou criem consórcios para apoiar projetos de investimento no Brasil ou em outros países que atendam aos interesses e políticas operacionais de ambas as instituições e às políticas de ambos os países.

BNDES-CDB –
 Dentre os instrumentos de cooperação, está incluída a possibilidade de concessão de linha de crédito do CDB ao BNDES para apoio a projetos de interesse comum, nos moldes do que já é executado com outros bancos de desenvolvimento multilaterais e agências governamentais. O memorando terá prazo de vigência de três anos.

BNDES-EXIM – 
O acordo, com prazo de dois anos, tem como foco a cooperação em projetos em diversas áreas, entre elas a de energia, infraestrutura e aeronáutica; projetos de investimentos e comércio de produtos e serviços de alto valor agregado.

No financiamento à aviação, o BNDES poderá conceder empréstimos diretos ou estruturar operações em cooperação com o Eximbank chinês para alavancar financiamento às exportações de aeronaves brasileiras para a China ou terceiros mercados.

Com os memorandos assinados nesta data, o BNDES visa diversificar suas fontes de recursos, contribuir para a atração de investimentos para o Brasil e apoiar empresas brasileiras por meio do incremento ao financiamento às exportações ou do apoio aos seus investimentos diretos externos.

http://www.bndes.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s