Ministra italiana chora ao anunciar reforma da aposentadoria

Por Humberto Saccomandi | Valor

SÃO PAULO – O anúncio de um duro pacote de austeridade por parte do novo governo italiano levou às lágrimas ontem uma ministra.

Ao anunciar as medidas previstas para a aposentadoria, Elsa Fornero, ministra do Trabalho e das Políticas Sociais, não se conteve e chorou.

Entre as medidas estão a elevação, já a partir de 2012, da idade mínima de aposentadoria para 66 anos (homens) e 62 anos (mulheres) para o setor privado. Além disso, o tempo mínimo de trabalho para requerer a aposentadoria passou para 42 anos e um mês (homens) e 41 anos e um mês (mulheres).

Fornero chorou quando explicava uma outra medida, a desindexação da aposentadoria pelos próximos dois anos, o que significa que o valor das aposentadorias será corrigida abaixo da inflação, se é que será corrigido.

“E isto nos [aos membros do governo] custou também psicologicamente, pedir um sacri…”, dizia a ministra quando começou a chorar. Ela não conseguiu terminar a frase.

“Acho que ela estava para dizer sacrifício, como vocês entenderam”, disse ao lado o primeiro-ministro, Mario Monti. O premiê em seguido pergunta se ele pode contonuar, e diz: “Posso interpretar o sacrifício pedido tão eficazmente pela ministra Fornero…”.

O Gabinete tecnocrata de Monti não é composto por políticos, mas por especialistas, em sua maioria professores universitários. Fornero é professora de Economia na Universidade de Turim, especialista em sistemas previdenciários.

Entre as outras medidas previstas no pacote, estão aumento de impostos para os mais ricos e corte de gastos em todos os níveis de governo.

(Humberto Saccomandi | Valor)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s